Animateatro | Plano Nacional das Artes
11409
post-template-default,single,single-post,postid-11409,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-3.4,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

ANIMATEATRO

Plano Nacional das Artes

  |   formação

PLANO NACIONAL DAS ARTES

 

. Projeto Cultural da Escola | Escola Secundária de Amora, Seixal
. Artista Residente | ANIMATEATRO – Associação de Teatro e Animação do Seixal

 

 

“ANO da SEMENTEIRA”
O AR apresenta-se como Animateatro Companhia de Teatro, sediada no Seixal, concelho onde se protagonizam os seus intervenientes, a Escola Secundária da Amora.
A Animateatro é uma estrutura composta por elementos distintos, cujas áreas de formação passam pela interpretação, encenação, dramaturgia, produção, cenografia, figurinos, sonoplastia, luminotécnia, fotografia, competências essas que nos habilitam a desenvolver o proposto.

 

Respeitando o “desejo” desta comunidade escolar e a essência do PNA, é nosso propósito fomentar hábitos culturais através da experimentação e criação artística, potenciando espaços comuns para uma prática coletiva.
O PNA instiga-nos a indisciplinar, a inquietar, a questionar sendo premissas que reconhecemos e que nos propomos cumprir.

Identidade? Empatia? Outro? Todo? Reconhecer? Respeitar? Comunidade?
Muitas são as questões.

 

O processo de desenvolvimento dos jovens é marcado por uma necessidade premente de afirmação, devendo esta ser acolhida e reforçada, sem esquecer no entanto, que a vontade se insere numa realidade coletiva a ser tida em conta, respeitada.

Numa era em que o “todo” é atolado por estímulos, muitas são as vezes em que o EU se dilui no processo da escolha, por tal, é fundamental a orientação, a promoção de momentos de reflexão e o apontar de possibilidades facilitadoras à decisão.
Cremos que a arte é fundamental neste processo como mediadora de expressões e emoções. É crucial fomentar a observação, o encantamento, o sentir através da exteriorização/ação, indisciplinando o EU na relação consigo próprio e com o todo.
Como AR, após instalação no terreno, mais conhecedores da realidade educativa, tivemos como objetivo inicial o elevar, através de práticas artísticas, a proximidade entre alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e entidades parceiras.
Posteriormente, avançaremos, movidos pela ideia de que a cultura é o expoente máximo da emoção, é plataforma de partilha nas suas mais variadas expressões, tendo o Teatro um papel milenar que nos serve como matriz, no desenrolar prático do projeto.
Não descurando a necessidade de ir de encontro aos temas propostos pela disciplina de Cidadania, incidiremos numa metodologia de trabalho assente em três eixos:
O estudo do EU (autoconhecimento/identidade), o OUTRO (comunicação/empatia), a COMUNIDADE (integração/interculturalidade).
Assentes numa inquietação que nos move até aos dias de hoje, é fato que a EDUCAÇÃO e CULTURA são indissociáveis, por tal, o TEATRO será semente, enraizando a relação entre a arte, o artista e a comunidade educativa.

 

Os trabalhos têm sido desenvolvidos com regularidade semanal desde FEVEREIRO/2023 com os seguintes grupos de alunos:

 

. ATE 7 – alunos com retenções por absentismo e/ou dificuldades de aprendizagem e/ou problemas comportamentais
. ATE 8 – alunos com retenções por absentismo e/ou dificuldades de aprendizagem e/ou problemas comportamentais
. 7ºD – turma de cidadania
. 8ºD – turma de ciadania
. ATE1 – turma/técnicos de ação educativa/cidadania